Características da Europa Desenvolvida

1.Aspectos Físicos

Área: 10 349 915 Km2 , é o 5º continente em extensão, composta por 48 países.
Localização: hemisfério setentrional – latitudes 35º N e 71º N – longitudes 24º O e 65º E – cortada pelo meridiano de Greenwich.
Quase toda sua extensão localiza-se na zona climática temperada do norte sendo completada pela zona climática glacial ártica.
Limites: Norte: oceano Glacial Ártico – Sul: Mar Mediterrâneo, Negro e Mármara – Oeste: oceano Atlântico – Leste: Montes Urais, rio Ural e Mar Cáspio.
Relevo: Planícies (domínio que se estende desde a Irlanda até os montes Urais ) – porção central; Maciços Antigos – porção setentrional e Dobramentos Modernos – porção meridional.
Hidrografia: Em geral são rios de planícies favorecendo a navegação e escoamento dos produtos. Porém os Alpes e Pirineus são aproveitados como formadores de quedas d’água aproveitadas na geração de energia em usinas hidrelétricas.
( Mar Mediterrâneo visto do espaço, cortesia da NASA)
Principais rios: Reno, Sena, Ródano, Danúbio (internacionalizado após a Guerra Fria) e Volga. Destaca-se o porto de Roterdã (Holanda), o maior em escoamento de mercadorias da Europa.
Clima: Fatores influenciadores do clima – posição geográfica, altitude, relevo, maritimidade.
Tipos de clima: clima polar ártico; clima subpolar, clima frio de montanha ou de altitude; temperado oceânico e temperado continental, mediterrâneo e no extremo leste, porção sudeste do continente o clima semi-árido.
Vegetação: floresta boreal – domínio das coníferas; tundra – musgos, gramíneas e líquens; floresta temperada ou caducifólia – folhas caducas; estepes – herbáceas(ervas) e vegetação mediterrânea – xerófilas.

2. Aspectos Humanos

Continente populoso (quantidade de pessoas sem se preocupar com a área total) e povoado(número de pessoas ocupando a área total), em média 73 habitantes por Km2 de população relativa. Apesar dos dados a Europa também possui grandes vazios populacionais, devido às regiões de relevo elevado e clima polar, atribuindo um fator extremamente irregular na ocupação de seu território. As áreas ocupadas constituem a Europa centro-ocidental, já os grandes vazios nas regiões montanhosas e de clima polar- região setentrional.
A Europa é uma área com elevados índices de urbanização, fato justificado pela própria expansão industrial (Rev. Industrial), com um elevado padrão de vida.
A pirâmide de idades da Europa mostra que o número de idosos é superior ao de jovens, caracterizando-a como a mais idosa do mundo, resultado das baixas taxas de natalidade. Isto devido aos conflitos e guerras que fizeram com que a população européia mudasse de comportamento em relação à procriação.
Estes dados ocasionam problemas com a mão de obra para o trabalho, pois o número de jovens no mercado é muito pequeno. Esta situação abre caminhos para o processo de imigração. Porém não justifica a elevação do desemprego que assola a Europa. Grandes indústrias investem em recursos tecnológicos reduzindo a oferta de trabalho.

3. Migrações e Xenofobia

A Europa sempre participou dos movimentos migratórios, ora de atração (trabalho) ora de expulsão (Guerras).
Inicialmente as migrações aconteciam apenas com povos europeus, atualmente a migração extracontinental faz parte dos índices migratórios.
Xenofobia: inicia-se quando acontece uma certa concorrência entre trabalhadores nacionais x imigrantes na Europa. Os imigrantes fazem serviços que os nacionais não aceitam mais fazê-los, porém com as taxas de desemprego os imigrantes trabalham até mesmo sem registro. Isto causa uma repulsa nos trabalhadores nacionais, que acreditam ser desonesto este processo. Este fato tem favorecido a criação de movimentos contra os imigrantes, muitas vezes subsidiados por partidos políticos, como na França ou grupos como os neonazistas na Alemanha. O controle e a perseguição dos imigrantes gera o que denominamos de xenofobia.

4. Conflitos: Irlanda do Norte

Eire: Irlanda – católicos romanos /Ulster: Irlanda do Norte – 75% protestante.
No século XVI os ingleses confiscaram parte do território da Irlanda para entregar aos protestantes vindos da Grã-Bretanha. Este fato nunca foi aceito pelos irlandeses.
Em 1937, o Eire tornou-se independente do Reino Unido, fato que desagrada parte da população que busca a unificação e independência de toda a Irlanda.
Ulster não concorda com a unificação, gerando conflito entre os protestantes e católicos.
Isto se acentuou com a criação do Ira – Exército Republicano Irlandês - criado pelos católicos para favorecer a unificação da Irlanda. Já os protestante criaram milícias para combater este processo gerando diversos atos terroristas decorrente a este conflito.

5. A questão Basca

Região autônoma localizada ao norte da Espanha e províncias na França.
Seu idioma, o Basco, acentua a unidade entre seu povo.
Objetivo é tornar o território basco independente incorporando também as regiões tanto na Espanha quanto na França.
Entre as organizações que atuam na luta armada está o ETA – Pátria Basca e Liberdade, organização separatista e terrorista.

6. União Européia

Os primeiros passos da União Européia:
- CECA – Comunidade Européia do Carvão e do Aço – 1951 –Itália, França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.
- Benelux – 1958 – criação de uma Zona de livre Comércio entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
- CEE – Comunidade Econômica Européia – 1957 – Tratado de Roma – criação de um mercado comum pleno, objetivando a livre circulação de mercadorias.
Tratado de Maastricht (1992) – implantando um mercado único.
1993 – Entra em vigor a criação da União Européia.
Objetivo: eliminação das barreiras alfandegárias entre os países membros estabelece a implantação de uma moeda única e um sistema de defesa comum a todos os países membros, além de uma identidade única aos países do bloco.
Implantação do euro - Onze países participam do lançamento da nova moeda em 1º de janeiro de 1999: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Finlândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos) e Portugal.

7. Política Agrícola Comum

Em 1962 é criada na Europa uma política voltada para o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Ela tinha por objetivo promover investimentos para o de desenvolvimento interno dos países diminuindo principalmente a concorrência externa unificando o mercado agrícola europeu.