Questões populacionais na Europa Desenvolvida (Capítulo 10)

Introdução
Hoje a Europa é caracterizada pela prosperidade econômica e por um elevado padrão de vida.
Isso tem gerado grandes duficuldades para as nações européias, diminuindo o índice de crescimento natural e assim, envelhecendo a população.

Povoamento
A Europa é uma das regiões mais populosas e povoadas do mundo. Seus países reúnem 391 milhões de habitantes. A distribuição de habitantes é irregular.
Um exemplo são as disparidades entre o interior e o centro. O primeiro possui uma densidade demográfica relativamente baixa, com 10 hab/km² (regiões dos Alpes e norte da península escandinava). Já o último possui aproximadamente 200 hab/km² (capitais e regiões metropolitanas).

Povos e cultura
Grande parte da população da Europa é composta de católicos, sendo menor a parcela de protestantes. Na Inglaterra predomina o anglicanismo e na Grécia, o catolicismo ortodoxo.
Em países como a Bélgica e a Suíça, são vários os idiomas falados. É principalmente por meio do idioma que são expressas as idéias e transmitidas as tradições de um povo. O mesmo pode acontecer por meio da música e textos literários, assim preservando a cultura de várias nações.

Movimentos nacionalistas
Movimentos nacionalistas são formados por grupos que acreditam que suas regiões são desassistidas pelo governo central dos Estados que estão sob tutela, realizando manifestações e atos políticos, na tentativa de sensibilizar a opinião pública nacional e internacional em favor de suas causas.
Algumas minorias apelam para atos terroristas (seqüestros de personalidades importantes, explosões de bombas em lugares públicos).
Estrutura etária e qualidade de vida da população
A população reduzida de jovens está ligada à baixa taxa de natalidade.
Enquanto nos países subdesenvolvidos a taxa de natalidade média é de 2,4%, nos países desenvolvidos não passa de 0,1%.
O índice de crescimento na Europa é decrescente ou encontra-se praticamente estagnado.
A entrada em massa de mulheres no mercado de trabalho durante o século XX levou muitas famílias a optarem por um número reduzido de filhos.

A elevada proporção de adultos
O elevado número de idoso é resultado do vertiginoso aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos, que saltou de 66 anos para 78 anos.
Esse aumento deve-se ao modelo da sociedade, que privilegia a melhoria da qualidadede vida de seus habitantes.

Imigrantes
A diminuição da população economicamente ativa (PEA) nos países europeus anda gerando uma demanda por mão-de-obra estrangeira, estimulando assim o fluxo de imigrantes para estes países.
Grandes fluxos migratórios de países subdesenvolvidos têm se direcionado prinicpalmente para os países europeus industrializados. Os imigrantes buscam novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.
A maior parte dessa população supre a mão-de-obra em atividades de baixa qualificação profissional em bares, restaurantes, hóteis, etc.

Xenofobia e racismo
Os países europeus absorveram as correntes migratórias provenientes dos países europeus mais pobres.
Várias transformações econômicas provocaram um crescente aumento no número de demissões. Em 1990, França, Irlanda, Itália e Espanha apresentavam taxas de desemprego médias de 11%, um número considerado alto.
Surgiram, então, as reações contrárias à imigração, pois acreditava-se que a demissões deviam-se à presença dos trabalhadores estrangeiros.