A organização do espaço geográfico europeu (Capítulo 11)

Organização
Uma das características marcantes do espaço geográfico europeu são as paisagens transformadas pelo homem que ocorrem, basicamente, devido ao desenvolvimento econômico dos países europeus, gerado pelo acúmulo de capitais e seu uso voltado à tecnologia. Este desenvolvimento econômico e tecnológico impulsionou a Revolução Industrial.

Indústria
Desde seu início (entre os séc XVIII e XIX), a insdústria européia progrediu muito, torando seus países os mais industrializados do mundo.
O setor secundário europeu é extremamente diversificado e evoluído, apresentandi as indústrias de base (ex: metalúrgica), tradicionais (ex: têxteis) e de alta tecnologia (ex: aeroespacial).
Destacam-se ainda, as empresas transnacionais, como a Nestlé, Fiat, Volkswagen e Philips, por exemplo.
Porém, podemos afirmar que existem disparidades quanto à distribuição das indústrias entre os países.

Recursos energéticos
No início do processo industrial, a energia para as máquinas era obtida pela queima de carvão, o que avantajou países como a Inglaterra, que possui uma grande bacia carbonífera ao redor de seu território.
Porém, desde a sua descoberta, o petróleo vem sendo utilizado em larga escala, devido à sua vasta aplicabilidade (termoeletricas, combustível, etc.) e tornou-se imprescidível ao parque industrial europeu.
Com o aumento exarcebado deste consumo, os países europeus foram obrigados recorrer a outras alternativas de energia, como as usinas nucleares e hidroeletricas.

Questão ambiental
Na Europa desenvolvida consome-se muita energia proveniente de recursos energético fósseis (petróleo, carvão e gás natural). Estes, por sua vez, são os responsáveis por boa parte das emissões do dióxido de carbono e resultam em graves problemas ambientais, como a chuva ácida e o lixo nuclear.
Estes desastres fizeram com que crescesse o número de pessoas e partidos políticos que atuam em defesa da natureza, assim aumentando a sua consciência ecológica, o que os leva a se posicionarem contra questões como o atual destino do lixo radioativo, que oferece perigo à vida em geral.

Urbanização
Com o avanço da industrialização, as fábricas passaram a atrair vários trabalhadores rurais que fugiam da mcanização do campo. Este fator dava origem a um intenso êxodo rural, que ocorreu até fins do séc. XIX.
Com as dificuldades da cidade, muitas pessoas viviam miseravelmente, o que alavancou as correntes imigratórias, principalmente para a América do Norte e do Sul.
Mesmo assim, ainda hoje existem países como um nível de urbanização acima do recomendado.
Rede Urbana
O nível de urbanização ocorrido na Europa fez com que se formasse uma complexa rede urbana, caracterizada pelo grande número de cidades em geral.
Seu espaço tornou-se bem articulado devido ao fato de seu centro abrigar grande parte das atividades econômicas, sediando transnacionais e bolsas de valores, por exemplo.

Espaço agrário
O campo passou por um processo de modernização muito intenso, pois foram empregados recursos mais avançados, tais como tratores, colheitadeiras, fertilizantes, etc. Sua PEA é pequena, devido à mecanização das plantações.
Também é caracterizado pela produtividade, que é 2,4 vezes maior do que a brasileira.

Aproveitamento
A exploração de terras favoráveis é uma prática antiga, pois os territórios era poucos por conta do clima, relevo e vegetação característicos da região que é impróprio para o cultivo/criação de alguns gêneros e animais.
Porém, a maioria das terras próprias ficavam em região florestal e para aproveitá-las, foram derrubadas várias florestas, restando muito pouco da vegetação nativa.

Transportes
Devido à industrialização e à urbanização, a rede de transportes foi formada de forma organizada, que interliga de forma efetiva os países dets região. caracteriza-se por ser rápido e eficiente.

Centro e periferia
O espaço europeu possui diferenças em seu espaço geográfico. Países industrializados como a Suíça e Alemanha são mais povoados e têm um nível econômico maior. Seus centros (Europa) são espalhados e os países possuem, ao mesmo tempo, centros dinâmicos e periferias menos ativas em seus territórios.